A educação infantil marca uma fase importante na vida do indivíduo. Essa etapa escolar é direcionada para crianças de até 5 anos. Muitas das vezes, é na educação infantil que a criança deixa o ambiente doméstico pela primeira vez para se relacionar com pessoas desconhecidas. Por isso, é fundamental que os pais tenham atenção ao escolher uma instituição de ensino para matricular os pequenos. Na hora de tomar a decisão, é importante levar em conta a estrutura do colégio, o número de alunos em cada turma do ensino infantil, as metodologias usadas pelos professores e até o currículo dos docentes.
Como a educação infantil trabalha com crianças que ainda estão descobrindo o mundo, é papel da escola oferecer o cuidado necessário para elas se desenvolverem com segurança.
Sendo assim, faça visita a diferentes colégios e marque uma conversa com os coordenadores para se informar sobre o lugar que seu filho passará boa parte do dia. Verifique, por exemplo, a higiene dos espaços, o cardápio oferecido aos alunos na hora do lanche e os projetos pedagógicos aplicados para cada faixa etária.
Qual é a importância da educação infantil?
Muita gente acredita que a educação infantil não tem relevância porque as crianças ocupam o tempo brincando. Essa visão é bastante equivocada porque é justamente por meio das atividades lúdicas que os alunos conquistam novas habilidades.
Veja também: + Qual a importância da rotina na educação infantil
Na escola, eles também ganham autonomia e passam a interagir com pessoas da mesma idade, o que acaba contribuindo para a socialização. Nessa etapa, o objetivo é desenvolver as capacidades cognitivas, motoras e emocionais das crianças, sempre respeitando seus limites e a maturidade de cada uma delas.
Além disso, as metodologias usadas pelas escolas de ensino infantil contribuem para que meninos e meninas tenham mais confiança. Por meio do convívio com crianças da mesma idade, elas aprendem a dividir, a ter mais paciência e a respeitar regras. Os pequenos também conseguem, aos poucos, se comunicar melhor e lidar com as emoções.
Quais são as etapas da educação infantil?
Como foi dito, a Educação Infantil é voltada para a faixa etária de zero a cinco anos de idade. Entretanto, ela só é obrigatória no Brasil para crianças a partir de quatro anos. Antes disso, o ensino é facultativo, sendo feito em creches ou na pré-escola.
De maneira resumida, podemos dividir as etapas da educação infantil em cinco grupos, separados por idade. São eles:
- Berçário: bebês de até 11 meses,
- Grupo 1: crianças de 1 a 2 anos,
- Grupo 2: crianças de 2 anos,
- Grupo 3: crianças de 3 anos,
- Grupo 4: crianças de 4 anos,
- Grupo 5: crianças de 5 anos,
As atividades para cada grupo englobam leitura, pintura, joguinhos educativos, uso de fantoches, brincadeiras com massinha, danças e muito mais. O objetivo nessa faixa etária até os cinco anos é ampliar o universo de experiências, dos conhecimentos e das habilidades das crianças. Para que o trabalho da educação infantil tenha resultados é fundamental contar com um trabalho pedagógico dinâmico, criativo, motivador para os pequenos.
Está buscando uma escola de ensino infantil para o seu filho(a)? O Melhor Escola oferece bolsas de estudos de até 80% de desconto, veja como você pode conseguir os descontos.
Leia também:
+ Como escolher uma escola de Educação Infantil